Sinttromar realiza protesto na garagem da TCCC e Cidade Verde

O Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) realizou uma manifestação, nesta quarta (12), na garagem da TCCC (concessionária do transporte coletivo urbano) e Cidade Verde (transporte metropolitano). Valendo-se da pandemia do novo coronavírus como pretexto, a empresa tem atacado os direitos dos trabalhadores.

Protesto na garagem da TCCC teve início às 4h30

O ato na garagem da TCCC na Avenida Morangueira, saída para Astorga, teve início às 4h30 da madrugada e se estendeu até as 6h30. Não houve interrupção do transporte, ao contrário do que foi equivocadamente divulgado por alguns veículos de imprensa. No ato, a saída dos ônibus foi retardada em 2 minutos.

Ao contrário do que foi dito por um comentarista de uma rádio local, o protesto tem, sim, ligação com a data-base da categoria. No intuito de cortar benefícios, a TCCC tem se recusado a assinar a renovação do acordo coletivo. “A empresa, que nunca aceita dividir seus altos lucros com os funcionários, agora, na pandemia, quer socializar o prejuízo”, reclama o líder sindical Emerson Viana Silva.

Outro fato que motivou o protesto foi o pagamento de férias. Segundo dirigentes sindicais, muitos funcionários tiveram descontos indevidos na folha de pagamento. “Esse tipo de protesto ocorre sempre que há ataques aos direitos dos trabalhadores, independentemente de ser ano de eleição ou não”, explica Ronaldo José da Silva, presidente do Sinttromar.

Sinttromar luta contra a retirada de direitos dos funcionários

Campanha Salarial 2020

O Sinttromar luta pela renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com todos os direitos já adquiridos; pela abertura das negociações (conquistada na Justiça); pela garantia do pagamento da Participação dos Lucros e/ou Resultados (PLR); e por melhorias nas condições de saúde e segurança da categoria. As quatro pautas foram aprovadas na assembleia realizada pelo sindicato, dia 22 de junho, no pátio anexo ao Terminal Intermodal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove + nove =