Sinttromar se mobiliza por vacina contra covid para motoristas
Em ofício encaminhado à Prefeitura de Maringá, recentemente, o Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) solicitou que os trabalhadores do transporte coletivo urbano e metropolitano de Maringá sejam inseridos como trabalhadores da linha de risco. O sindicato quer que os motoristas também entrem para grupo prioritário na vacinação contra a covid-19, assim como ocorreu com os professores.

Assinado pelo presidente da entidade, Ronaldo José da Silva, o documento lembra que os motoristas desempenham função que não pode ser paralisada, por mais elevado que seja o risco de contágio – como é o caso deste momento delicado da pandemia. Além disso, do trabalho dos motoristas depende, inclusive, o ir e vir de muitos profissionais da saúde.
“A essencialidade não pode ser só na hora de atender a pessoa, mas também na vacina, porque são trabalhadores da linha de risco”, diz Emerson Viana Silva, vice-presidente do Sinttromar.
O sindicato destacou, no ofício, que já existe histórico de motoristas infectados no exercício da função e que há recomendações da Procuradoria do Trabalho para que esses trabalhadores sejam reconhecidos como profissionais da linha de risco.
Segundo Emerson, o próximo passo será buscar o apoio de vereadores – identificados com a categoria – para a elaboração de um projeto de lei que inclua os motoristas em grupo prioritário da vacinação.