Sinttromar convoca funcionários da TCCC e Cidade Verde para assembleia

O Sindicato dos Motoristas Rodoviários de Maringá (Sinttromar) convoca os funcionários das empresas TCCC (concessionária do transporte coletivo urbano) e Cidade Verde (transporte metropolitano) para assembleia campanha salarial da categoria, segunda-feira (22), no pátio anexo ao Terminal Intermodal. As conversas ocorrerão em quatro horários: 8h30, 9h30, 15h30 e 17h30, com término às 18h30.

Assembleia

A assembleia tem quatro pautas: 1) Abertura nas negociações salariais; 2) Renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT); 3) Garantia do pagamento da Participação dos Lucros e/ou Resultados (PLR); 4) Melhorias nas condições de saúde e segurança da categoria.

Na renovação do ACT, o Sinttromar cobra das concessionárias do transporte público a manutenção dos direitos adquiridos, como a jornada única nos sábados, domingos e feriados (conhecido como “uma pegada só”; o vale-alimentação e o ticket; cesta básica; além do PLR.

Na reunião realizada na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), em 31 de maio, representantes da TCCC e Cidade Verde alegaram não ter como atender essas reivindicações. No entanto, as empresas cobram na Justiça um auxílio emergencial do município da ordem de R$ 3,8 milhões.

As empresas alegam que o momento é de incertezas. Contudo, no entendimento do sindicato os empresários querem aproveitar a crise causada pela pandemia do novo corovanírus (covid-19) para cortar benefícios. “Isso é inadmissível. Eles querem que o trabalhador pague a conta da crise, mas, quando o assunto é lucro, a empresa não quer dividir com a categoria”, diz o dirigente sindical Emerson Viana Silva.

Dirigentes do Sinttromar também já se reuniram com o prefeito Ulisses Maia (PSD) para informar sobre as pautas da categoria. Além da manutenção dos direitos, o sindicato pediu ao prefeito para que as concessionárias reponham, pelo menos, a inflação acumulada de 12 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × quatro =